Pedagogia

A Pedagogia é uma Ciência/Arte de educar. Nesta perspectiva, a coordenação pedagógica da Escola de Educação Especial de Guaratinguetá – APAE realiza um trabalho em parceria com a equipe multiprofissional, com o objetivo de promover o desenvolvimento global do educando, tornando-o um sujeito autônomo, ou seja, com a maior independência possível.

Portanto, o aluno que apresenta déficit intelectual e recebe atendimento de acordo com suas necessidades e individualidades, certamente, atingirá a fase de vida adulta destacando mais as suas potencialidades do que suas peculiaridades. Desta forma, a coordenação pedagógica realiza um trabalho promovendo o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de construção do sujeito, onde busca condições favoráveis, valorizando a pessoa com déficit intelectual, objetivando a normalização e a integração como processo, de modo a atender as necessidades individuais e despertar a satisfação de prosseguir na aquisição de novos conhecimentos.

A coordenação é um dos principais objetivos da prática pedagógica, desta forma, a nossa Escola compreende que a mesma é o fundamento de uma proposta educacional que favorece o conhecimento do aluno.

Neste sentido, nos respaldamos em estudiosos como: Vygostsky, Wallon, Montessori, Paulo Freire, Gardner, Skinner, Piaget e outros que tematizam suas ideias no processo educacional, não para optar entre um e outro, e sim para termos fundamentação teórica na construção de nossa prática metodológica, pois, acreditamos que mais importante do que seguir uma metodologia pronta é poder compreender suas atribuições para que possamos elaborar na prática aquela que atenda realmente as necessidades dos alunos, visto que, cada um tem as suas possibilidades e necessidades.

Educação Física Escolar

A prática da educação física significa modificações de comportamento através da qualidade e da quantidade de aprendizagens realizadas.

Quanto maior for o numero de repetições do conteúdo ministrado, conseguiremos mais perfeição, segurança e maior rapidez na execução. Necessário se faz que o aluno se interesse e deseje concentrar se durante as aulas, pois sabemos que o desenvolvimento físico de uma criança está na razão direta da oportunidade que ele tem para fazer movimentos. Através da prática pedagógica que a educação física proporciona aos alunos, vemos os resultados fluírem com o passar do tempo. Hoje temos alunos mais participativos, criativos, interessados, principalmente no que diz respeito a expressão corporal, pois todos participam das atividades com muita garra, amor e persistência.

A prática da educação física não é somente a soma de benefícios do campo físico, mas contribui sensivelmente para o desenvolvimento de personalidade mais saudável e, conseqüentemente, promove de forma qualitativa a historia de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, porque estas pessoas querem e podem superar limitações.

Sala de Inclusão Digital

As aulas de informática se iniciam na Educação Infantil, visando o acesso de todos os alunos a uma tecnologia de forma reflexiva, que contribua para uma aprendizagem prazerosa, pois o computador deve ser visto como mais uma ferramenta de apoio pedagógico que auxilia no processo de construção do conhecimento.

O objetivo da Informática é possibilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias da informação como forma de inclusão social, utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a novas descobertas.

Trabalhamos com diversos softwares educacionais adequados à faixa etária e necessidade dos alunos, permitindo criar inúmeras formas de uso para eles despertando o senso crítico e preocupando-se com "quando", "como", e "porque" usar a informática, para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.

Atualmente a sala de informática está composta por 8 computadores, 1 notebook, 1 impressora, 1 retro projetor e 1 TV de 42 polegadas.

Através destes recursos pedagógicos a criança pode adquirir uma melhor compreensão dos conteúdos ensinados na sala de aula conseguindo melhores notas, e consequentemente, a autoestima, pois ela descobre que é capaz de realizar atividades que antes não conseguia. Recorre a uma dimensão, mágica e inexplicável.

Facebook

Newsletter

Gostaria de receber nosso informativo? Quer ficar mais próximo de nós? Assine nosso boletim e fique por dentro das novidades da APAE Guaratinguetá

Encontre-nos

Rua Fernão Dias, 100
Vila Paraíba - Guaratinguetá – SP

(12) 3123-2000

secretaria.adm@apaeguaratingueta.com.br

APAE Guaratinguetá 2024 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: